Candidata a prefeita é morta no México

Candidata a prefeita é morta  no México
Três outras pessoas morreram no ataque em Texistepec; ato de campanha era transmitido ao vivo pelo Facebook. Uma candidata a prefeita foi morta a tiros quando fazia campanha em Texistepec (estado de Veracruz, México). Yesenia Lara Gutiérrez, do partido governista Morena, foi atingida por disparos na noite de domingo (11/5) quando cumprimentava eleitores num bairro da cidade, em evento eleitoral com marcha de seguidores e motociata transmitido ao vivo pelo Facebook. No ataque, morreram outras três pessoas (entre elas, um homem e sua filha), contou a governadora de Veracruz, Rocío Nahle. Houve ao menos 20 disparos.
"Encontraremos os responsáveis ​​pelo assassinato covarde da candidata do Morena e seus apoiadores em Texistepec. Foram quatro mortos e três feridos", postou Rocío em rede social. As eleições municipais estão marcadas para 1º de junho. Acredita-se que os dois autores dos disparos tenham ligação com algum cartel de drogas que atua na região, segundo a imprensa local. Os motivos do crime, entretanto, ainda não foram esclarecidos. A violência política ligada ao tráfico de drogas é um dos capítulos mais sangrentos da recente onda de assassinatos no México. Há menos de duas semanas, Germán Anuar Valencia, também do partido governista, foi morto a tiros em Veracruz enquanto estava em sua sede de campanha na cidade de Coxquihui, no norte do estado. Veja abaixo outros casos:
Um candidato a prefeito foi morto em ataque a tiros durante campanha no estado de Guerrero, no sul do país, em maio do ano passado.
Dias depois, a prefeita de Cotija, no estado de Michoacán, foi morta enquanto voltava de uma academia com seu guarda-costas.
O prefeito da capital de Guerrero, Chilpancingo, foi decapitado e teve sua cabeça deixada em seu carro menos de uma semana após assumir o cargo em outubro passado. Cerca de 480 mil pessoas foram assassinadas no México desde 2006, o que deixa o país da América do Norte entre os cinco com maior número de homicídios no mundo.