Influenciador Hytalo Santos já era investigado desde 2024 e foi preso preventivamente por tentar destruir provas. O influenciador digital Hytalo Santos teve a prisão preventiva decretada na sexta-feira (15), no âmbito de investigação sobre possível exploração de crianças e adolescentes nas redes sociais. Conhecido por reunir adolescentes em casa e compartilhar imagens em formato semelhante a um reality show, ele chegou a ultrapassar 17 milhões de seguidores no Instagram.
O Ministério Público da Paraíba investigava o caso desde 2024, mas um vídeo de outro influenciador, Felca, ampliou a repercussão nacional nos últimos dias.
O conteúdo publicado por Felca, no qual apresenta denúncias contra Hytalo, ultrapassa 40 milhões de visualizações no YouTube. Com a monetização desativada, Felca afirma ter decidido abordar o assunto por acreditar que outros não teriam coragem, assumindo as consequências. Dias depois, disse ter recebido ameaças de processos. Na sexta-feira, elogiou a atuação dos investigadores. Hytalo se declara inocente e afirma colaborar com as autoridades. A prisão ocorreu por suspeita de tentativa de destruição de provas. O embate entre os produtores de conteúdo, agora caso de polícia, coincide com o crescimento do debate sobre regulamentação das redes sociais. Nesta semana, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) receberam 26 influenciadores para discutir democracia, papel das instituições e comunicação online. Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes reforçou que as leis devem valer também no ambiente virtual.
“O que não pode no mundo real, não pode no mundo virtual. Se você não pode fazer algo pessoalmente, também não pode fazê-lo pela internet. É simples assim”, afirmou, criticando a ausência de responsabilização das redes e a resistência das big techs em cumprir legislações nacionais.
Junior Milk é locutor, criador de conteúdo, designer, radioamadorista, ator, diretor, contra regra, escritor e divulgador de produtos em lojas. Aqui na JR7 News é responsável por organizar tudo relacionado ás duas rádios do site, JR7 News e JR7 Classic, além de organizar informações e preparar uma super equipe pra somar á esse projeto. Está nesse segmento de mídias desde 1990. Teve passagem pelas grandes rádios da cidade de Mauá entre 1994 á 2007.